Mês que vem o IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - lança a primeira parte do seu sexto relatório sobre mudanças climáticas (AR6), resumindo o estado da arte sobre o que se sabe da ciência do clima até o momento. Apesar de ser um tema em voga, a cobertura climática tem muitas peculiaridades - que vão da complexa ciência do clima às intrincadas negociações nos mercados de carbono globalmente.
Onde os jornalistas devemos focar nossa atenção quando sair a primeira “fatia” do AR6? Que cuidados devemos tomar para evitar erros de cobertura?
No dia 22/07, Mercedes Bustamante (UnB) e Paulo Artaxo (USP), dois dos maiores especialistas em mudança climática no Brasil e membros do IPCC, conversarão com jornalistas sobre o beabá do IPCC: o que é o Painel, em que consistem as diferentes partes do relatório, o que fazem os grupos de trabalho, no que consiste o famoso “consenso dos 97%”, o que há de novo desde o último relatório do IPCC e outros temas estarão em discussão.
No dia 09/08, o IPCC lança oficialmente a primeira parte do AR6 e Paulo Artaxo irá responder dúvidas dos jornalistas sobre o documento, específico sobre a base científica das mudanças climáticas.
Os encontros virtuais são abertos a jornalistas de todas as áreas que tenham interesse na cobertura climática. As vagas são limitadas. Participe!
Reserve sua vaga aqui:
1º tira-dúvidas (22/07, 19h), com Mercedes Bustamante e Paulo Artaxo.
2º tira-dúvidas (9/08, 19h), com Paulo Artaxo.
Comments